SAÚDE - 15/07/2021 08:30

"Fujões" da vacina: Dive manda municípios prestarem atenção a três situações

SC tem mais de 85 mil pessoas que não retornaram para a segunda dose da vacina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) enviou um ofício a todas as secretarias municipais de Saúde de Santa Catarina, por meio do Cosems – o Conselho Estadual que reúne os secretários – alertando para o grande número de “fujões” da segunda dose da vacina contra Covid-19. Mais de 85 mil pessoas deixaram de completar a imunização, segundo o último levantamento do Estado.

O diretor da Dive, João Fuck, fez três recomendações às prefeituras. A primeira delas é que os municípios tenham estratégias específicas para alcançar o maior número possível de pessoas com a segunda dose. As secretarias municipais têm ao alcance ferramentas como a busca ativa, e a ampliação de horários e pontos de vacinação para melhorar o acesso.

O segundo ponto é o aviso, por parte do Estado, de que não faltam doses para a segunda aplicação. De acordo com o ofício, as vacinas que demandam segunda dose foram reservadas pela Secretaria de Estado da Saúde na Central Estadual da Rede de Frio e há quantidade suficiente para suprir a demanda atual.

Por fim, a Dive pede que as prefeituras agilizem o envio das informações sobre as doses aplicadas ao Vacinômetro – a ferramenta do Estado para controle da vacinação. A falta de transparência sobre a aplicação das doses afeta o retrato da vacinação em Santa Catarina e pode aumentar o número de “fujões” de forma artificial. Para o Estado, é possível que a quantidade de catarinenses que deixaram de voltar para a segunda dose não seja tão grande assim.

Fonte: Dagmara Spautz/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...